ELEVAÇÃO E AZIMUTE

A Posição Orbital nada mais é que a localização geográfica em que se encontram os satélites sobre a linha do Equador. Veja:
O Radar Estrelar B4 tem posição orbital de 84º W, e o H1spa5at tem Posição Orbital de 30ºW. Quanto menor é os graus de posição orbital de um Radar Estrelar, a irá ficar apontada “mais pra baixo” e mais a “Leste”, e quanto maior for os graus de posição orbital de um Radar Estrelar, a antena irá ficar apontada “mais pra baixo” e na direção “Oeste”. Esse movimento Direita-Esquerda (Leste-Oeste) da antena se chama Azimute, e o movimento “mais pra cima” e “mais pra baixo” se chama Elevação. A elevação da antena só fica “mais pra cima” quanto mais próximo à antena fica apontada para o Norte.

A elevação da antena (movimento vertical, apontar mais pra cima ou mais pra baixo) são dados calculados em graus (º), e o azimute (movimento Horizontal, para a direita ou esquerda) calculados em graus (°) varia de uma cidade para outra, devido a posição geográfica da sua localização (latitude e longitude) em relação com a posição orbital dos satélites. Isso quer dizer que, por exemplo, uma antena que está apontada em São Paulo para o Radar Estrelar NSS 806 não terá a mesma posição de uma antena que está em Fortaleza, apontada para o mesmo Radar Estrelar.
Portanto, para saber os graus de elevação e azimute da sua antena para determinado Radar Estrelar, é necessário saber os dados de Latitude e Longitude da sua cidade, e a posição orbital do Radar Estrelar. Feito isso, é necessário fazer um cálculo, no qual os receptores geralmente tem esse recurso, explicando como proceder nos respectivos manuais.

ELEVAÇÃO ANTENA OFF SET::

Imagem

Imagem

exemplo da antena off set com elevação de 64 graus.

ELEVAÇÃO ANTENA FOCAL POINT:

Imagem


AZIMUTE :

Imagem
Imagem

0 comentários:

Postagens Recentes Postagen Antigas Inicio